Como proteger meu cachorro do barulho dos fogos de artifício?

fernanda moreno

MEU CACHORRO TEM MEDO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO, E AGORA?

 
Muitos animais têm medo do barulho dos fogos, pois possuem uma audição mais sensível que a nossa. Quando eles se desesperam, buscam por um lugar seguro, podendo, inclusive, fugir. Grande parte das empresas especializadas em fogos de artifício já contam com opções de shows pirotécnicos sem barulho a fim de amenizar os danos causados aos pets pelo barulho.

E vamos combinar, o bonito mesmo dos fogos é o jogo de luzes, não os estouros, não é mesmo?


Leia mais: Mogi das Cruzes integra a lista de cidades que proibiram fogos de artifício com estampido


Diversas cidades já fazem shows pirotécnicos sem barulho, principalmente na virada do ano, mas se não é o caso do local que você costuma passar as festas, confira estas dicas, que podem amenizar as reações dos pets aos estrondos e explosões: 

1) Se for possível, não deixe o animalzinho sozinho em casa, principalmente se for medroso.

2) Mantenha-o calmo, como se nada estivesse acontecendo. Sua ação pode reforçar de que ele está “certo” em ter medo.

3) Deixe a televisão ligada com som alto. A imagem e o som podem ajudar a amenizar o barulho dos fogos.

4) Faça um “cantinho da segurança” no cômodo que ele mais gosta. Coloque sua caminha num local protegido, como embaixo de uma mesinha (que ele caiba), embaixo da cama ou simplesmente ao lado de um sofá.

5) Mantenha portas e janelas fechadas, pois, além de evitar fugas, minimiza o barulho dos fogos. Se estiver calor, deixe o pet num local com ventilação.

6) Utilize maços de algodão para tapar os ouvidos do seu cão. Desta forma, o som ficará abafado e com certeza vai ajudar a diminuir o estresse dele.

7) Faça um passeio longo ou brinque bastante com o pet para que ele gaste energia no final da tarde. Desta maneira, estará cansado e isso o ajuda a ficar mais relaxado no momento dos fogos à noite.

8) O seu comportamento diante dos fogos e de qualquer situação é interpretado pelo pet. Portanto, mantenha-se tranquilo para que você passe essa tranquilidade para a ele.

9) Coloque plaquinha de identificação nele. Caso fuja, poderá ser encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 pensamentos em “Como proteger meu cachorro do barulho dos fogos de artifício?”