MOTIVOS PARA ADOTAR UM ANIMAL ADULTO

adotar

Sabe qual a diferença entre adotar um filhote e um animal adulto? Nenhuma!

“Tem filhotes?” Esta é uma pergunta comum para protetores e ONGs, que resgatam animais, cuidam e colocam para adoção. Filhotes são uma gracinha, a gente sabe, mas cães e gatos mais maduros são tão incríveis quanto. 

A adoção preferencial por filhotes, resulta em abrigos superlotados de animais adultos que, apesar de serem tão especiais quanto, passam a vida esperando por uma chance.

Se você está pensando em levar para casa um novo membro da família, confira abaixo uma lista com uma série de motivos para você levar um companheiro mais maduro para casa: 

1. Aprendem mais fácil e já estão socializados

Claro que animais adultos aprendem coisas novas, mas cães e gatos que vivem em abrigos ou passaram por eventos de adoção, já estão mais acostumados a interagir com outros animais e pessoas desconhecidas, facilitando a fase de socialização e adaptação que o filhote precisa, para que não cresça isolado, tendo possibilidade de se tornar agressivo ou assustado, por exemplo. 

2. Já passaram da famosa “fase da destruição”

Filhotes são muito fofos, e têm uma energia que não acaba mais! Podem acabar “comendo” canto de móveis, sofá, roupas e sapatos, controles, celulares, e por aí vai. Quem já teve um filhote em casa, sabe o que estamos falando. Outra vantagem do animal maduro, é que ele já passou dessa fase, e são mais tranquilos neste sentido.

3. Sua personalidade e temperamento já são conhecidos

Geralmente, procuramos um pet que tenha uma personalidade específica: que goste de crianças, que seja brincalhão, ou um mais calmo, mais protetor. Ainda tem aqueles que se adaptam a locais menores, e por aí vai. Essa é uma vantagem de adotar um animal adulto: já se sabe qual seu temperamento, o que é difícil de prever em filhotes.


4. Seu porte também 

Por mais que seja possível ter uma estimativa de qual será o porte de um cão de raça filhote, isso pode variar. Um cão adulto não irá mais crescer, então seu tamanho já é o final. Nada de surpresas no futuro.


5. Já estão castrados, vacinados e vermifugados

Em adoções feitas de forma responsável, cães adultos já vão para o novo lar castrados, vacinados e vermifugados. Muitos filhotes não têm idade para a cirurgia de castração e determinadas vacinas, por isso, parte dos cuidados necessários fica para o adotante. 

6. Gratidão

Cães adultos viveram parte da vida nas ruas ou em abrigos, provavelmente já passaram fome, frio, medo, podem ser vítimas de maus-tratos, atropelamento, nunca receberam carinho. E cachorros mais velhos resgatados reconhecem todo cuidado que têm quando adotados, pois a nova família é rapidamente associada a proteção, carinho, comida e amor, que eles nunca tiveram. 


7. Tranquilidade e independência

A fase da dependência, comum entre filhotes, já passou para adultos, que já são mais tranquilos e independentes. Assim como a fase da descoberta. Filhotes têm muita energia para gastar e, muitas vezes, sobra para os móveis. Sem contar que animais adultos também são ideais para idosos ou pessoas com menor disposição para ajudar a gastar toda energia. Ter um pet adulto – e consequentemente mais tranquilo – costuma ser mais indicado e ideal para fazer o cachorro se acostumar com o novo dono.


8. Eles são extremamente amorosos

Cachorros adultos sabem valorizar uma boa casa. Como eles passaram boa parte de sua vida em abrigos ou nas ruas, darão muito valor para seu novo lar. Por isso, cachorros mais velhos são muito gratos a seus tutores e extremamente amorosos. Rapidamente, eles aprenderão a amar seu novo lar e todos os integrantes da família. Adotar um cachorro de rua ou um animal mais velho é uma ótima opção para os que querem um companheiro fiel e carinhoso.


9. Companhia instantânea

Cachorros mais novos, muitas vezes, precisam de cuidados específicos e demora um tempo até que possam ser uma companhia em tempo integral. Ou seja, até que o ciclo de vacinação tenha sido finalizado, filhotes não podem sair às ruas ou viajar com frequência, pois são mais suscetíveis a doenças e acidentes.

Já com cachorros mais velhos não tem esse problema. No dia seguinte, você já poderá colocar uma coleira e sair com seu novo amigo por onde for!


10. Você estará salvando vidas

Animais mais velhos possuem menos chances de serem adotados, e ficam mais tempo em abrigos. Isso, quando têm a sorte de serem adotados. Portanto, ao escolher um pet mais velho, você estará a salvando uma vida, e abrindo espaço para que outro animal tenha a oportunidade de ser resgatado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

24 pensamentos em “MOTIVOS PARA ADOTAR UM ANIMAL ADULTO”