Cuidados básicos com animais de estimação

 

A saúde e bem-estar do seu pet é responsabilidade sua! E para te ajudar, separamos um breve resumo para te ajudar a cuidar do seu animalzinho. Lembrando que aqui falaremos os cuidados básicos para que seu pet viva bem, afinal, todos nós precisamos de água e alimento, higiene e diversão! Vamos às dicas!

ALIMENTAÇÃO

Oferecer uma ração de qualidade, completa e balanceada, sem corantes, de acordo com cada espécie/idade. Para filhotes, o ideal é fazer a alimentação pelo menos 3 vezes ao dia. Para os adultos, 2 vezes ao dia é suficiente. Se você optar por fornecer uma alimentação natural ao seu pet, procure um veterinário especialista (nutricionista). Deixe água fresca e limpa à vontade, e realize a limpeza e higienização dos potes de água e alimento pelo menos 1 vez ao dia.

VACINAS

A vacinação evita diversas enfermidades que podem ser fatais ao seu animal de estimação. Como Cinomose e Parvovirose. Previne também as zoonoses – doenças de animais que podem contaminar humanos, como a Raiva e Leptospirose.

 

PARA CÃES

As vacinas recomendadas são as V8 ou V10 a partir de 45 dias de vida. Serão dadas 3 doses com intervalos de 21 a 28 dias, com reforço anual. Lembre-se de entrar em contato com um médico veterinário de sua confiança para melhores recomendações sobre vacinação.

 

PARA GATOS

As vacinas recomendadas são as V4 ou V5 a partir de 2 meses de vida. Serão dadas 2 a 3 doses com intervalo de 21 a 28 dias reforço anual. Lembre-se de entrar em contato com um médico veterinário de sua confiança para melhores recomendações sobre vacinação.

 

VACINA CONTRA RAIVA

A raiva é uma doença que não possui um tratamento eficaz conhecido, portanto, a vacinação contra raiva pode salvar a vida do seu animal. A vacina pode ser aplicada a partir dos 4 meses de idade, sendo necessário o reforço anual para manter a eficácia.

 

VERMÍFUGO

A verminose pode causar anemia e alterações no trato digestivo, e em estágio avançado, pode levar o animal a óbito. Dê vermífugo para o seu pet periodicamente, a recomendação geral é de 4 em 4 meses. Consulte sempre um médico veterinário.

 

PULGAS E CARRAPATOS

Dê remédios comprovadamente eficazes contra pulgas e carrapatos. Deve-se focar na prevenção, pois uma vez que esses ectoparasitas se instalam, se reproduzem rapidamente e podem causar diversas doenças, até mesmo nos humanos.

 

VISITAS PERIÓDICAS AO VETERINÁRIO

Algumas doenças, quando descobertas precocemente, têm maiores chances de sucesso no tratamento. Aproveite a visita para um check-up de exames, reforço de vacina e vermífugo.

 

BANHOS E LIMPEZA DO PET

Recomenda-se que cães de grande porte tomem banho a cada 15 dias, enquanto os cães de pequeno porte podem tomar banho 1 vez por semana. O ideal é que não ultrapasse muito esse tempo pois pode prejudicar a saúde do animal. Já nos gatos, os banhos não são necessários com tanta frequência.

É importante também manter as unhas do seu pet sempre aparadas. Além de evitar arranhões e machucados indesejados, tanto em você quanto no seu pet, também evita ruídos ao caminhar.

Não podemos deixar de lado a higiene bucal. Escove diariamente os dentes do seu animalzinho.

Animais com pelo longo devem ser escovados todos os dias para evitar grandes nós.

 

LIMPEZA DO AMBIENTE

Sabemos que a parte da limpeza não é tão legal assim, mas se você ensinar seu cachorrinho a utilizar tapete higiênico ou jornal, facilitará a limpeza do ambiente. Limpe pelo menos 1 vez ao dia, e deixe em um local com sombra para evitar odor forte.

Já para os gatinhos, ensine a utilizar a caixa de areia, limpe pelo menos 1 vez ao dia, e deixe em um local com sombra para evitar odor forte. Lave totalmente a caixa pelo menos uma vez na semana.

 

PASSEIOS E BRINCADEIRAS

Devemos dedicar um tempo para interagir com o animal, eles precisam fazer atividades físicas diariamente, gastar energia para passar o dia mais tranquilo durante o período que você sai para trabalhar, por exemplo. Realizar passeio pelo menos 1 vez ao dia com cães de porte pequeno e 2 vezes ao dia com cães de porte grande.

 

TELAS DE PROTEÇÃO

As telas de proteção ajudam a evitar fugas. Um animal com acesso a rua, sem a presença de um responsável, corre o risco de brigas, atropelamentos, envenenamentos, crias indesejáveis (se não tiver castrado) e doenças.

 

CASTRAÇÃO

A castração salva vidas! Quer entender melhor? Separamos os principais benefícios de castrar seu animal. Confira!

  • Diminui a agressividade
  • Reduz a marcação de território
  • Diminui as chances de fuga
  • Evita gestações indesejadas
  • Reduz a chances de tumores
  • Aumenta a longevidade

Esperamos que você não tenha mais dúvidas sobre os cuidados básicos com animais de estimação! Mas se surgir alguma incerteza na sua vida de tutor ou tutora, entre em contato com o gabinete, você receberá todas as orientações necessárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.