Quem são os protetores de animais?

Protetor de animais

É considerado “Protetor de Animais” toda pessoa física ou entidade sem fins lucrativos que desempenha, gratuitamente, atividades que busquem proteger, cuidar, conscientizar e resgatar animais em condições de vulnerabilidade.

Os protetores dos animais desempenham hoje um serviço indispensável à manutenção da saúde pública, suprindo uma função essencial que, hoje, o Estado não consegue atender a demanda devido ao baixo investimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, só no Brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados pelas ruas da cidade. Muitos deles foram jogados nas ruas por não terem raça definida, por estarem adoentados, acidentados, ou até mesmo por serem resultados de crias indesejadas e não possuírem utilidade para seus, até então, tutores.

Os números seriam muito maiores se, durante o percurso, não existissem os “protetores de animais” que, além de minimizarem as estatísticas de maus-tratos, ajudam estes cães e gatos abandonados a encontrarem uma família onde possam dar e receber amor. 

A proteção animal hoje é uma rede invisível, interligada em vários pontos que permeiam o bem-estar animal em nossa sociedade. São anjos anônimos, que merecem todo reconhecimento.

O trabalho dos protetores de animais é reconhecido em Mogi das Cruzes

De autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), a Lei nº 7.482/19 institui o Dia dos Protetores de Animais em Mogi das Cruzes, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de dezembro, mês em que há aumento do número de abandono de animais, em razão da época de férias e se promove na cidade a campanha “Dezembro Verde”, instituída pela Lei nº 7.368/18, também de autoria da parlamentar, para conscientizar a população sobre o abandono de animais.

 CADASTRO MUNICIPAL DE PROTETORES 

Desde 2017, a vereadora Fernanda Moreno pede à Prefeitura a criação de um cadastro oficial de protetores de animais (Indicação 220/17), junto à Secretaria de Saúde, mas, infelizmente, mesmo aprovado em plenário, aprovado pelo jurídico do executivo, e cobrado inúmeras vezes por mim ao longo desses anos, não saiu do papel. Existe até o Decreto nº 18.669/19, estabelecendo o cadastro, mas, até agora, continua na gaveta. 

Por isso, ela fez um Cadastro de Protetores Independentes por conta própria, para sabermos mais sobre suas necessidades e para tentar ajudar da melhor forma. 

📧 Se você conhece algum protetor que não tem acesso à informação e nem a internet, ajude-o a preencher o cadastro, para que principalmente esse seja ajudado! A solidariedade vale mais que qualquer outra coisa: https://bit.ly/2XKtN4D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 pensamentos em “Quem são os protetores de animais?”