Recentemente, sofri uma tentativa de assalto na Av. Brasil, em Mogi das Cruzes, enquanto estava parada num semáforo, altura do bairro Mogi Moderno. Sempre achamos que nada de mal acontecerá com a gente, certo? A verdade é que todos estamos sujeitos e precisamos ficar muito atentos, pois todo cuidado é pouco e se faz muito necessário em situações de risco.
Por isso, separei algumas dicas, principalmente para nós, mulheres, que somos alvo fácil nas ruas, para ficarmos mais atentas a todo e qualquer movimento ao nosso redor quando estivermos ao volante. Confira:
Redobre a atenção quando estiver só
Principalmente durante a noite e em lugares afastados. Preste atenção antes de estacionar e depois, quando for retornar ao carro, se não há presença de estranhos ou movimentação fora do comum. Se puder, opte por estacionamentos particulares próximos, e quando não for possível, observe a movimentação ao seu redor. Quando for deixar o local, evite ficar muito tempo parada, mexendo no celular ou fazendo qualquer coisa que tire sua atenção.
Não fique parada na rua, procurando a chave do carro
Ache a chave do veículo antes de voltar ao veículo. Os minutos que você fica procurando em frente ao veículo podem ser cruciais para evitar um roubo, furto ou sequestro.
Vidros fechados e portas travadas
Sempre que puder, dirija de vidros fechados, principalmente à noite e em congestionamentos. Em dias de muito calor, uma saída para quem não tiver ar condicionado é deixar a janela aberta enquanto o veículo estiver em movimento, mas sempre atenta para a movimentação ao redor. Criar o hábito de trancar as portas logo ao entrar também é essencial para sua segurança.
Não fale ao celular ou mande mensagens
Além de ser uma infração de trânsito que pode provocar acidentes, facilita a ação de bandidos, pois você estará distraída, com a atenção voltada totalmente ao aparelho. Evite, inclusive, usar o celular depois de estacionar e descer do carro, enquanto estiver caminhando para seu destino, e na volta, pois a distração atrai criminosos.
Maquiagem e cabelo podem ficar para outra hora
Fique atenta ao parar no semáforo ou ao diminuir a velocidade, principalmente porque nós temos o hábito de nos maquiarmos e arrumarmos o cabelo dentro do carro, ou simplesmente dar aquela conferida no visual pelo espelho do retrovisor. A “distração da beleza” é um prato cheio para criminosos, então melhor deixar para se arrumar quando estiver parada em local seguro. Quando entrar, dê partida. Evite ficar parada fazendo outras coisas.
Preste socorro apenas se tiver certeza do problema
Um truque comum entre pessoas má intencionadas é ficar com o carro parado em acostamento, geralmente em locais escuros e de pouca movimentação, e pedir ajuda. O recomendado é não parar, exceto em situações em que o problema é evidentemente verdadeiro. Infelizmente, parar em situações assim pode ser prejudicial e facilitar sequestros e roubos. Na dúvida, para prestar socorro, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar, através do 190.
Sempre que possível mantenha-se na faixa do meio
Normalmente, assaltantes atacam pelo lado esquerdo do motorista, mas é bom evitar o lado direito e a calçada. Por isso, quando for possível, trafegue pela pista do meio. Assim você terá mais tempo para reagir a qualquer surpresa. Todo cuidado é pouco.
Reduza gradativamente a velocidade no semáforo fechado
Quando ver que o sinal fechou, reduza gradualmente a velocidade, com objetivo de chegar no farol apenas quando ele abrir, assim, você não precisa ficar com o veículo parado em nenhum momento.
Nunca exponha seus pertences
Procure deixar objetos de valor no porta-luvas, nunca no painel. Além disso, evite fazer compras no farol, para não expor pertences como carteira, dinheiro, relógios, bolsas, etc, que ficarão de fácil acesso com a abertura da janela.
Ter películas protetoras nos vidros é bom?
Sim! Opte pelas escuras e permitidas pela legislação. Elas impedem que, principalmente durante a noite, ladrões identifiquem o sexo do motorista e vejam se há mais pessoas e objetos de interesse dentro do veículo.
Se você mora em residência, opte por estacionar de ré
Assim, você terá visão privilegiada do que está acontecendo na rua, e terá maior facilidade ao sair do local rapidamente, porque não precisará sair de ré. Se a casa tiver portão automático, procure esperar o portão abrir no meio da rua, paralelo à calçada, até que ele abra o suficiente para entrar, e se perceber alguma movimentação estranha, feche o portão e saia do local. Dê voltas no quarteirão até se sentir seguro para entrar. Se o portão for manual, ligue 5 minutos antes de chegar e peça para alguém verificar a movimentação da rua. Se não for possível, triplique a atenção. Lembre-se: sempre que necessário, acione a Polícia Militar através do 190.
Gostou das dicas?
Estas pequenas atitudes do dia a dia podem evitar dores de cabeça e preservar a segurança não só de mulheres, mas de todos os motoristas.